Efeittos do cloro na saúde

 


SERÁ REALMENTE IMPORTANTE ?

 


 EDIÇÃO 1477 DE 17/2/2001

GRÁVIDAS SENSÍVEIS


Isto significa que os trihalometanos em doses elevadas seriam responsáveis por um acréscimo de 62 abortos por cada mil gravidezes, caso as doses de um dos organoclorados, o bromodiclorometano, que é considerado o mais perigoso, ultrapasse apenas 30 mcg/l, o risco de aborto sofria um acréscimo de três vezes.

Embora alguns estudos epidemiológicos se
tenham iniciado na década de 70, foi a partir de uma investigação desenvolvida na região da Califórnia que se estabeleceu estatisticamente
 uma relação de causa efeito entre o consumo de água com os organoclorados e abortos até ao primeiro trimestre de gestação e malformações congénitas. O trabalho foi publicado em Março de 1998 na conceituada revista de investigação
"Epidemiology". As investigadoras
 doutoradas do Departamento de Saúde de Estado da Califórnia, Kristen Waller e Shanna Swan, concluíram com base num estudo envolvendo 5114 mulheres, que a taxa de aborto espontâneo em grávidas que consumissem, por dia, mais de 1 litro de água contendo doses superiores a 75 mcg/l de trihalometanos era de 15,7%. As grávidas expostas a estes compostos, mas em doses inferiores, tinham uma taxa de aborto 
apenas de 9,5%.

ÁGUAS DE ALTO RISCO

Os efeitos sanitários dos compostos rganoclorados, presentes em doses elevadas na água para consumo humano em alguns concelhos Portugueses, são particularmente gráves para as grávidas. De acordo com estudos científicos Norte-Americanos e Europeus, realizados depois  de1998, além do risco potencia de formações de cancros, os organoclorados também denominados trihalometanos, são esponsáveis por um aumento significativo de abortos espontâneos e diversas malformações congénitas graves, nomeadamente espinha bífida, lábio leporino e fenda palatina.

Os valores de risco apontados nos estudos científicas, ou seja, a partir dos quais se registam impactes negativos, que no caso de abortos espontâneos pode ocorrer a partiR dos 75 microgramas por litro (mcg/l ), são menores do que os ocorridos sem alguns sistemas municipais Portugueses, de acordo com os resultados do ùltimo relatório da qualidade da água de 1999. 
 
São os casos de concelhos onde, pelo menos durante alguns períodos do ano, foram registados teores máximos que ultrapassam os 75 mcg/l de  trihalometanos, nomeadamente Évora( 224 mcg/l), Castelo Branco (154), Loures (153), Mortágua(114,5), Odivelas (90), Mafra (81), englobando uma população de quase 350.000  pessoas. No entanto, durante 1999, apenas 65% dos sistemas de distribuição analizaram os trihalometanos,ou seja, desconhece-se, em relação a este parâmetro, os teores da água consumida por 4,2 milhões de Portugueses.

 

 

 

 

O que são compostos organoclorados?

São substâncias resultantes da reacção q
uímica entre o cloro e a matéria orgânica.
Os exemplos mais conhecidos e perigosos são as dioxinas, formadas no processo de queima de resíduos, bem como alguns pesticidas.

Como se formam na água?

Sobretudo nas águas de albufeiras poluídas com esgoto ou vegetação em decomposição, a desinfecção com cloro, adicionado para eliminar microorganismos, forma compostos organoclorados, sobretudo os denominados trihalometanos. 
Neste caso, estas substâncias são semelhantes ao metano, mas c
om moléculas de cloro e /ou bromo.

É preferível consumir água engarrafada em vez de água da torneira?

É uma opção mas deve ser ponderada, dado que algumas águas minerais não devem ser consumidas em excesso.
 Sobretudo as mulheres grávidas como grupo de risco, deverão consultar o médico sobre este aspecto.

Quais são os efeitos na saúde dos compostos organoclorados ?

VÁRIOS ESTUDOS CIENTÍFICOS E MESMO A AGÊNCIA´NORTE-AMERICANA DE PROTECÇÃO AMBIENTAL ( EPA ) REFEREM, SOBRETUDO A PARTIR DE 1998, QUE  EXISTEM, A LONGO PRAZO, PROBLEMAS NÃO ESPECIFICADOS NO SISTEMA RESPIRATÓRIO, NERVOSO E URINÁRIO, BEM COMO RISCOS DE CANCRO. POR OUTRO LADO, EXISTEM GRAVES E IMEDIATOS RISCOS DE ABORTO ESPONTÂNEO E MALFORMAÇÕES´CONGÉNITAS, NOMEADAMENTE ESPINHA BÍFIDA, LÁBIO LEPORINO E FENDA PALATINA.

Qual é o limiar de risco ?
O ideal é que não existissem organoclorados na água. 
Alguns estudos´dizem que o risco para a saúde agrava-se bastante a partir de 75mcg/l.
Em termos legais, a comissão Europeia estabeleceu um limite máximo para os trihalometanos de 150 mcg/l até 2003 e depois apenas 100 mcg/l a partir de 2008 ou, em´alternativa em 2013.
No entanto nos Estados Unidos esse limite é já apenas de 80 mcg/l, estando em análise uma eventual redução para 40 mcg/l em 2002

 

SERÁ QUE A SUA SÁUDE E A DA SUA FAMÍLIA MERECEM UM INVESTIMENTO MENSAL DE +/- 18 EUROS?

E ASSIM:

NÃO TER DE CARREGAR GARRAFÕES DE ÁGUA ENGARRAFADA
Já leu o rótulo da água engarrafada? Diz que os garrafões: "não podem estar expostos à luz, ao calor e não devem estar perto de odores". Reflicta um pouco, será que estão querer dizer-lhe: Se não sabe onde este Garrafão andou não beba?

PODER BEBER, COZINHAR E LAVAR OS ALIMENTOS COM ÁGUA SEM QUÍMICOS
Normalmente só se pensa na água que se bebe, mas a água que utilizamos para lavar e cozinhar os alimentos também é importante não ter químicos, pois estes, sempre que são mergulhados em água absorvem os químicos com que a água é tratada (cloro/ sulfato de alumínio, etc.)

QUANTO VALE A SUA SAÚDE?

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.