Efeittos do cloro na saúde
|
GRÁVIDAS SENSÍVEIS
Embora alguns estudos epidemiológicos se ÁGUAS DE ALTO RISCO Os efeitos sanitários dos compostos rganoclorados, presentes em doses elevadas na água para consumo humano em alguns concelhos Portugueses, são particularmente gráves para as grávidas. De acordo com estudos científicos Norte-Americanos e Europeus, realizados depois de1998, além do risco potencia de formações de cancros, os organoclorados também denominados trihalometanos, são esponsáveis por um aumento significativo de abortos espontâneos e diversas malformações congénitas graves, nomeadamente espinha bífida, lábio leporino e fenda palatina. Os valores de risco apontados nos estudos científicas, ou seja, a partir dos quais se registam impactes negativos, que no caso de abortos espontâneos pode ocorrer a partiR dos 75 microgramas por litro (mcg/l ), são menores do que os ocorridos sem alguns sistemas municipais Portugueses, de acordo com os resultados do ùltimo relatório da qualidade da água de 1999.
|
|
O que são compostos organoclorados?
São substâncias resultantes da reacção química entre o cloro e a matéria orgânica.
Os exemplos mais conhecidos e perigosos são as dioxinas, formadas no processo de queima de resíduos, bem como alguns pesticidas.
Como se formam na água? Sobretudo nas águas de albufeiras poluídas com esgoto ou vegetação em decomposição, a desinfecção com cloro, adicionado para eliminar microorganismos, forma compostos organoclorados, sobretudo os denominados trihalometanos. É preferível consumir água engarrafada em vez de água da torneira? Quais são os efeitos na saúde dos compostos organoclorados ?
Qual é o limiar de risco ?
Neste caso, estas substâncias são semelhantes ao metano, mas com moléculas de cloro e /ou bromo.
É uma opção mas deve ser ponderada, dado que algumas águas minerais não devem ser consumidas em excesso.
Sobretudo as mulheres grávidas como grupo de risco, deverão consultar o médico sobre este aspecto.
VÁRIOS ESTUDOS CIENTÍFICOS E MESMO A AGÊNCIA´NORTE-AMERICANA DE PROTECÇÃO AMBIENTAL ( EPA ) REFEREM, SOBRETUDO A PARTIR DE 1998, QUE EXISTEM, A LONGO PRAZO, PROBLEMAS NÃO ESPECIFICADOS NO SISTEMA RESPIRATÓRIO, NERVOSO E URINÁRIO, BEM COMO RISCOS DE CANCRO. POR OUTRO LADO, EXISTEM GRAVES E IMEDIATOS RISCOS DE ABORTO ESPONTÂNEO E MALFORMAÇÕES´CONGÉNITAS, NOMEADAMENTE ESPINHA BÍFIDA, LÁBIO LEPORINO E FENDA PALATINA.
O ideal é que não existissem organoclorados na água.
Alguns estudos´dizem que o risco para a saúde agrava-se bastante a partir de 75mcg/l.
Em termos legais, a comissão Europeia estabeleceu um limite máximo para os trihalometanos de 150 mcg/l até 2003 e depois apenas 100 mcg/l a partir de 2008 ou, em´alternativa em 2013.
No entanto nos Estados Unidos esse limite é já apenas de 80 mcg/l, estando em análise uma eventual redução para 40 mcg/l em 2002
SERÁ QUE A SUA SÁUDE E A DA SUA FAMÍLIA MERECEM UM INVESTIMENTO MENSAL DE +/- 18 EUROS?
E ASSIM:
NÃO TER DE CARREGAR GARRAFÕES DE ÁGUA ENGARRAFADA
Já leu o rótulo da água engarrafada? Diz que os garrafões: "não podem estar expostos à luz, ao calor e não devem estar perto de odores". Reflicta um pouco, será que estão querer dizer-lhe: Se não sabe onde este Garrafão andou não beba?
PODER BEBER, COZINHAR E LAVAR OS ALIMENTOS COM ÁGUA SEM QUÍMICOS
Normalmente só se pensa na água que se bebe, mas a água que utilizamos para lavar e cozinhar os alimentos também é importante não ter químicos, pois estes, sempre que são mergulhados em água absorvem os químicos com que a água é tratada (cloro/ sulfato de alumínio, etc.)
QUANTO VALE A SUA SAÚDE?